JurassicworldOReinoAmeaado 712x1000 1 214x300 - [Crítica] Jurassic World: Reino Ameaçado
24/06/2018:

Com muitos elementos clássicos da trilogia original a sequência do requel do 2015 ainda traz um tom mais sério. Desenvolvendo questões abordadas no filme anterior e batendo novamente na questão da ética o novo filme da série, apesar do esgotamento em certas cenas, traz um olhar um pouco mais particular a trama graças ao trabalho de J.A. Bayona. Momentos comoventes são vistos. Alguns até mesmo tristes, mas que casaram bem com o contexto apresentado sendo assim muito bem executados.

É interessante notar que em todo o filme da série perguntas são levantadas como base nas questões éticas do primeiro filme (em menor quantidade no terceiro). Será que o progresso científico que nós estamos propiciando graças a engenhosidade humana nos faz melhores do que os animais? Aonde irá a genética e qual a nossa responsabilidade ao usá-la em nosso dia-a-dia? O filme ainda evoca questões mais profundas (já mencionadas no anterior) como: poderá o homem de fato ter o direito de criar uma vida? Um ser novo?

Tudo isso somados a cenas de ação de tirar o fôlego e momentos de aperto realmente angustiantes tornam esta sequência uma agradável surpresa. A primeira metade do filme é muito boa (apesar de novamente vermos protagonistas indo de novo para a ilha, toda vez é isso) misturando CGI e efeitos práticos para dar o tom da destruição da vida no lugar. Expondo ainda a preocupação para com os seres vivos no lugar. Já a segunda metade também é muito boa por procurar desenvolver, ainda que de for sutil, a possível culpa do casal protagonista nos eventos passados. Além de vermos a maldade humana nos antagonistas.

Por fim ainda vemos algo surpreendente – que apesar de jogado pelo vilão no fim – não deixou de ser interessante envolvendo uma vida humana. Desta forma Jurassic World Reino Ameaçado, ainda traz algumas novas possibilidades para a franquia em seu término. Isso nos faz ficar curiosos com o que pode vir por fim. E o tom sombrio e de terror que foi empregado nesta parte do filme foram muito bem-vindos a franquia. Com toques de horror gótico mesclados a momentos de terrores lúdicos e de fábulas fazem este filme uma ótima pedida. Terror, sustos e muita correria fazem desta sequência um bom filme.

Foto: Universal Studios