DCColecaoGN02 - [Resenha Graphic Novel] Batman: Silêncio parte dois



Postado originalmente em 07/12/2015:

“Batman: silêncio, parte 2/ Jeph Loeb roteiro; Jim Lee desenhos; Scott Williams arte final; Ecc Ediciones letras; Alex Sinclair cores; Batman criado por Bob Kane; [Alexandre Callari e Mário Luiz Couto Barroso, tradução], São Paulo: Eaglemoss – Dc Comics, 2015” é a segunda parte da estória que começou em Batman: silêncio parte 1. Nesta edição nos deparamos com fatos ainda mais enigmáticos. Muito é feito para que a trama fique ainda mais intrincada e se já percebíamos uma inteligência maior manipulando todos neste volume isso fica ainda mais evidente.

É difícil não ficar com raiva da pessoa que está nos bastidores manipulando nosso herói. Algumas dúvidas são deixadas de propósito e eu gostei disso. No âmbito geral a estória como todos já podem imaginar se encerra aqui e vemos como uma teia foi tecida ao redor dos heróis e dos vilões. Muito nos é mostrado e acabamos vendo que praticamente tudo na trama não passa de um conjunto de mentiras.

Isso deixa a mesma ainda mais envolvente e o seu final é impactante, mas eu devo dizer que eu particularmente já havia sacado quem estava orquestrando tudo, todavia o que de fato me prendeu e me fez ler até o fim foi saber qual o motivo para tudo aquilo ser feito. A pessoa de fato era muito perturbada, má e destorcida moralmente, ou seja, era uma aberração e deu muito trabalho para o homem morcego.

Contudo a obra teve um bom desfecho e no aparato geral tanto a primeira parte quanto a segunda foram muito boas. Como já havia dito na resenha do primeiro volume (leia aqui) a estória foi muito bem bolada, a arte realmente é fora de série (digo novamente: destaque para a ambientação sombria), as cores são ótimas e os diálogos bem escritos. Eu recomendo para quem é fã e para quem não é também.

Foto: Dc Comics/Eaglemoss.